quarta-feira, 15 de julho de 2009

FRUTAS CITRICAS!


1.Escolha um local para plantar sua árvore. Um local com calor e sol, de preferência no poente é ideal. Abrigo é útil se houver uma estação muito fria. Escolha um local com boa drenagem, solo e evite colocar a árvore no meio do quintal. Um muro, cerca ou pátio próximo pode prover abrigo e um calor extra.
2.
O homem e a árvoreEscolha uma árvore. Existem diversas variedades de frutas cítricas, e até diversas variedades de limões e laranjas. Vá a um local que venda mudas, e pergunte sobre o clima adequado para as árvores que estão a venda. Se possível, tente experimentar da fruta que aquela variedade dá. Nem todas têm o mesmo gosto ou o mesmo uso. Peça um certificado ou garantia da saúde da árvore, ou leve alguém que entenda para inspecionar a muda. Veja nos avisos.
3.Escolha uma árvore que seja adequada ao espaço que tem disponível. Pergunte qual o tamanho que a árvore alcança quando adulta.

Tente árvores anãs se tiver pouco espaço. Você pode até plantá-las em vasos, e isto dá a oportunidade de levar a árvore para dentro de um galpão durante o inverno. Mesmo sendo pequenas, árvores anãs podem produzir muitas frutas.
podem produzir muitas frutas.
4.Cave um buraco grande. Você deve cavar um buraco de pelo menos um metro de profundidade e um metro de diâmetro.
◦Se estiver preocupado com a drenagem, por exemplo, se o solo for muito argiloso, encha o buraco com água e veja quanto tempo demora para a água escoar. Se tiver problemas de drenagem (se a água não tiver sumido na manhã seguinte), cave um buraco mais fundo e plante a árvore mais alta.
◦Para uma árvore anã, escolha um vaso grande. Pelo menos sessenta centímetros de diâmetro.
5.Encha o buraco parcialmente com terra de boa drenagem. Dependendo da qualidade da terra que cavou do chão, você pode misturar meio a meio compostagem com a terra cavada. Crie um monte de terra no meio do buraco para segurar as raízes da muda, ao mesmo nível do solo ou ligeiramente acima dele.
◦Use fertilizante para árvores cítricas, se quiser.
◦Se estiver plantando uma árvore anã em um vaso, use terra para vasos e encha o vaso. Coloque o vaso elevado, e tenha buracos de drenagem suficientes. Não deixe o vaso diretamente em cima de um prato de plantas ou uma poça d'agua.
6.Remova a muda do vaso e remova qualquer amarra das raízes. Coloque a árvore no solo. Cave mais ou adicione mais terra para ajustar a altura, para que o colo (a região entre a raiz e o caule) fique pelo menos ao nível do solo ou ligeiramente mais alto.
◦Se estiver usando um vaso, use terra para jardinagem. Deixe pelo menos alguns centímetros abaixo da borda, para poder regar a planta adequamente.
7.
Serragem é mais do que uma decoração.Coloque uma camada de serragem sobre toda a área das raízes da árvore. Vai ajudar a manter a água e evitar ervas daninhas.
◦Não use palha, pois aumenta a chance de doenças nas raízes.
◦Não use palha, pois aumenta a chance de doenças nas raízes.
◦As raízes vão ocupar pelo menos a mesma área que a copa da árvore, e ajuste a área coberta.
◦Deixe uma margem de terra nua em volta da base da árvore, para que haja espaço para o caule respirar, e para que não fique úmido quando regar.
8.Regue a árvore pelo menos uma vez por semana até que ela se fixe, a não ser que chova o suficiente. Regue até mesmo árvores maduras regularmente. Árvores cítricas têm raizes relativamente rasas, e mesmo suportando curtos períodos de seca, as frutas não ficam tão gostosas.
9.Use um fertilizante adequado. Existem fertilizantes próprios para árvores de frutas cítricas. Use de acordo com as instruções da embalagem, tipicamente três ou quatro vezes por ano.
10.Pode as árvores ocasionalmente. Não precisa ser com muita frequência.

Ramos crescendo da raiz.Remova quaisquer ramos crescendo a partir da raiz. A maioria das árvores cítricas são criadas a partir de enxertos, onde uma árvore que produz a fruta desejada é presa a uma raiz mais forte. Você não quer que a raiz tome o lugar da árvore de cima.
árvore de cima.
◦Remova os galhos selvagens que fogem do formato da árvore. Estes têm galhos longos, retos e de crescimento rápido que não seguem o formato geral da árvore.
◦Pode a folhagem que estiver muito densa, para promover a circulação de ar e disponibilidade de luz.
◦Geralmente as árvores cítricas podem ser tratadas como arbustos. Se quiser remover os galhos mais baixos para dar uma aparência de árvore, vá em frente, mas não exagere.
11.
Pronto para colher.Só colha as frutas quando estiverem completamente maduras. Laranjas, e algumas variedades de limão devem estar sem nenhuma parte verde. Normalmente não amadurecem bem fora da árvore. Limas são normalmente colhidas verdes, dependendo só do tamanho e estação.

fonte:http://pt.wikihow.com/Plantar-%C3%81rvores-C%C3%ADtricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário